O século XX começou com transporte a cavalo, navios a vapor e comunicações lentas – e terminou com aviões supersônicos, automóveis, viagens espaciais e um mundo conectado pela internet.

Abrangendo os anos de 1901 a 2000, foi definido pela aceleração da inovação tecnológica, conflitos globais catastróficos, experiências ideológicas que infligiram sofrimento em massa e a dissolução de impérios.

Entre inúmeras guerras, avanços científicos e conflitos sociais, alguns eventos se destacam por sua importância e seu impacto histórico, político, social e tecnológico. A seguir veremos os acontecimentos mais importantes do século XX.

10. A Corrida Espacial

Satélite Sputnik 1, Estação espacial Mir e o pouso do homem na Lua - via Wikimedia
Satélite Sputnik 1, Estação espacial Mir e o pouso do homem na Lua – via Wikimedia

A Corrida Espacial foi uma intensa competição entre os Estados Unidos e a União Soviética durante a Guerra Fria para demonstrar superioridade tecnológica por meio de conquistas pioneiras na exploração espacial e na criação de foguetes, começando com o lançamento soviético do Sputnik 1, o primeiro satélite artificial a orbitar a Terra em 4 de outubro de 1957.

A União Soviética inicialmente assumiu a liderança ao lançar o Sputnik 1, seguido por outro marco quando enviaram o primeiro ser humano ao espaço, Yuri Gagarin, em 12 de abril de 1961. Apesar dos sucessos iniciais da União Soviética, os Estados Unidos definiram uma meta mais ambiciosa: levar um ser humano à Lua. O presidente John F. Kennedy anunciou esse objetivo em 25 de maio de 1961, comprometendo os Estados Unidos a realizar um pouso lunar antes do final da década de 60.

Lançamento da Apollo 11 - via Wikimedia
Lançamento da Apollo 11 – via Wikimedia

O ápice da Corrida Espacial ocorreu com a missão Apollo 11. Em 20 de julho de 1969, os astronautas americanos Neil Armstrong e Edwin “Buzz” Aldrin tornaram-se os primeiros humanos a pisar na Lua. Este evento histórico foi transmitido para o mundo todo e simbolizou uma vitória significativa para os Estados Unidos na Corrida Espacial.

A Corrida Espacial deixou um legado duradouro: satélites de comunicação, avanços na engenharia e computação, novos materiais e, sobretudo, uma mudança na forma como a humanidade passou a enxergar seu lugar no universo.

9. A Invenção da Internet

Planeta Terra conectado pela Internet
Planeta Terra conectado pela Internet

A Internet é uma rede global de computadores interconectados. Desenvolvida inicialmente em um contexto militar e acadêmico durante a Guerra Fria, a rede começou como um projeto chamado ARPANET, desenvolvido em 1969 pela DARPA, agência do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com o objetivo de criar redes de comunicação resilientes por comutação de pacotes para comunicação de pesquisa militar, que demonstrou a primeira conexão bem-sucedida de host para host naquele ano.

Entre as principais conquistas da Internet, destacam-se a aceleração da colaboração científica, a viabilização do comércio eletrônico, e a democratização do acesso à informação. No final do século XX, a popularização da World Wide Web consolidou a Internet como uma das maiores revoluções tecnológicas da história humana.

Além da tecnologia, a Internet transformou profundamente a política, a economia e as relações sociais, alterando a forma como as pessoas trabalham, se informam e se organizam coletivamente.

8. A Grande Depressão (1929)

Manifestação durante a Grande Depressão
Manifestação durante a Grande Depressão

Na manhã de 24 de outubro de 1929, no que ficaria conhecida como “Quinta-feira Negra”, a Bolsa de Valores de Nova York iniciou um colapso que duraria quatro dias. A crise que se iniciara ali, se estendeu globalmente ao longo da década de 1930, culminando em falências bancárias generalizadas, deflação e colapso industrial. Nos EUA, o produto interno bruto real contraiu-se em quase 30% entre 1929 e 1933, enquanto o desemprego disparou para um pico de 25% da força de trabalho.

Longe de ser apenas uma crise americana, a Grande Depressão foi um fenômeno global. África, Ásia, Austrália, Europa e Américas do Norte e do Sul sofreram com o colapso econômico. O comércio internacional caiu 30%, à medida que as nações tentavam proteger suas indústrias aumentando as tarifas sobre produtos importados. Em 1932, estimava-se que 30 milhões de pessoas estavam desempregadas em todo o mundo.

A Grande Depressão também teve forte influência na ascensão do fascismo e militarismo preparando o terreno para a Segunda Guerra Mundial. Com suas economias em crise e alto índice de desemprego, movimentos como o de Adolf Hitler e seu Partido Nazista, e os oficiais militares no Japão, prometeram restaurar a economia de seus países e fortalecer suas forças armadas.

7. A Pandemia da Gripe Espanhola

Hospital de emergência durante epidemia de Gripe Espanhola
Hospital de emergência durante epidemia de Gripe Espanhola

A pandemia de gripe de 1918-1920, conhecida como gripe espanhola, foi uma pandemia global causada por um subtipo H1N1 do vírus influenza A. Isso aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial, período em que os jornais eram censurados. Países como Alemanha, Estados Unidos, Grã-Bretanha e França impuseram bloqueios à imprensa, restringindo notícias que pudessem afetar o moral da população, enquanto a Espanha, neutra, publicava livremente relatos sobre o impacto da doença, daí o termo “gripe espanhola”.

O vírus mortal infectou cerca de 500 milhões de pessoas, cerca de um terço da população mundial, e resultou em estimativas de 50 a 100 milhões de mortes, tornando-se a pandemia mais mortal da história. A pandemia se desenrolou em três ondas: uma primeira onda relativamente branda na primavera de 1918, uma segunda onda muito mais mortal no outono de 1918, que foi responsável pela maioria das mortes, e uma terceira onda no início de 1919.

A pandemia de 1918-1919 levou a enormes melhorias na saúde pública. De fato, diversas estratégias, como educação em saúde, isolamento, saneamento e vigilância, aprimoraram nosso conhecimento sobre a transmissão da gripe e ainda são implementadas hoje para conter a disseminação de doenças que representam um grande fardo para a saúde pública global.

6. Criação da Organização das Nações Unidas (ONU)

Escritório da Organização das Nações Unidas em Genebra
Escritório da Organização das Nações Unidas em Genebra

Fundada em 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) surgiu como resposta direta ao fracasso da Liga das Nações e à devastação causada pelos conflitos globais.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial se aproximando em 1945, representantes de 50 países reuniram-se na Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional em São Francisco, Califórnia, de 25 de abril a 26 de junho de 1945. Nos dois meses seguintes, dedicaram-se à elaboração e à assinatura da Carta da ONU, que criou uma nova organização internacional, as Nações Unidas, com a esperança de evitar outra guerra mundial como a que acabavam de vivenciar.

Com sede na cidade de Nova York e escritórios adicionais em Genebra , Viena e Nairóbi, a ONU atualmente inclui 193 Estados-membros. As principais partes da estrutura da ONU são a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, a Corte Internacional de Justiça e o Secretariado da ONU. Todos foram estabelecidos em 1945, quando a ONU foi fundada.

Preâmbulo da carta da ONU:

NÓS, OS POVOS DAS NAÇÕES UNIDAS, DETERMINAMOS
para salvar as gerações futuras do flagelo da guerra, que por duas vezes em nossa vida trouxe sofrimento indizível à humanidade, e reafirmar a fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor da pessoa humana, na igualdade de direitos entre homens e mulheres e entre nações grandes e pequenas, e
estabelecer as condições sob as quais a justiça e o respeito pelas obrigações decorrentes de tratados e outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e promover o progresso social e melhores padrões de vida em maior liberdade,

E PARA ESTES FINS
Praticar a tolerância e viver juntos em paz uns com os outros como bons vizinhos, e unir nossas forças para manter a paz e a segurança internacionais, e garantir, pela aceitação de princípios e pela instituição de métodos, que a força armada não seja usada, exceto no interesse comum, e utilizar mecanismos internacionais para a promoção do progresso econômico e social de todos os povos,

Decidimos unir nossos esforços para alcançar esses objetivos. Assim sendo, nossos respectivos Governos, por meio de representantes reunidos na cidade de São Francisco, que demonstraram estar em plena posse de suas funções, concordaram com a presente Carta das Nações Unidas e, por meio deste instrumento, estabelecem uma organização internacional a ser conhecida como Nações Unidas.”

Apesar de seus ideais nobres expostos na carta, a ONU enfrentou e ainda enfrenta limitações, especialmente durante a Guerra Fria, quando o poder de veto no Conselho de Segurança frequentemente paralisou decisões importantes.

Conclusão

Na Parte 2, veremos os acontecimentos mais importantes do século, incluindo conflitos globais, mudanças geopolíticas e eventos que não só redefiniram definitivamente o século XX, mas o destino da humanidade.

PARTE 2 AQUI

Referências

  • https://www.ebsco.com/research-starters/history/space-race
  • https://www.britannica.com/topic/Who-Won-the-Space-Race
  • https://www.un.org/en/about-us/un-charter/full-text
  • https://www.un.org/en/
  • https://www.digitalhistory.uh.edu/disp_textbook.cfm?smtID=2&psid=3433
  • https://www.oerproject.com/OER-Materials/OER-Media/HTML-Articles/AP-World-History/Unit7/Global-Great-Depression
  • https://www.federalreservehistory.org/essays/great-depression
  • https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC6477554/#abstract1
  • https://www.historic-uk.com/HistoryUK/HistoryofBritain/The-Spanish-Flu-pandemic-of-1918/
  • https://archive.cdc.gov/www_cdc_gov/flu/pandemic-resources/1918-pandemic-h1n1.html