A primeira derrota de Lampião: o Batismo de Fogo de Mossoró
Em 1927, Lampião tentou conquistar Mossoró, no Rio Grande do Norte, mas encontrou uma resistência inesperada. O episódio ficou conhecido como o Batismo de Fogo de Mossoró e marcou a primeira grande derrota do cangaceiro mais temido do Brasil.
Publicado em: 13 de janeiro de 2026Em treze de junho de 1927, por volta das 17 horas, um grupo de cangaceiros, liderado por Lampião, atacou a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. O bando liderado por Lampião tentou invadir o município, acreditando em uma tomada rápida. Contudo, a cidade reagiu de forma inesperada, surpreendendo os cangaceiros com uma resistência organizada e eficaz. Era a primeira vez que Lampião saía escorraçado de uma luta. Esta invasão passou a ser conhecida como O Batismo de Fogo de Mossoró.
Lampião e o Cangaço

O cangaço manifestou-se como uma forma de banditismo social ocorrida no Nordeste do Brasil entre as décadas de 1830 e 1940. O termo cangaço deriva da palavra canga, objeto usado para prender o boi ao arreio, visto que os cangaceiros viviam em constante movimento de forma errante e traziam consigo tudo o que possuíam.
Os cangaceiros viviam em bando com roupas de couro, rifles e facas peixeiras. Seus membros vagavam em grupos, atravessando estados e atacando cidades, onde cometiam pilhagens, assassinatos e estupros. O cangaço surgiu em um contexto em que a população passava por grandes necessidades devido à seca na região e à fome que a assolava, o que gerou na população local nordestina uma grande insatisfação, principalmente diante do poderio dos Coronéis, grandes proprietários de terras que se apropriavam das melhores terras levando a população a ser sua força de trabalho ou manterem terras improdutivas.
Neste contexto surge Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido pelo apelido Lampião, que foi o mais famoso cangaceiro da história do Brasil. Nascido no ano de 1897 em Vila Bela, hoje Serra Talhada (PE), em uma família de posição razoável, mas que se viu despossuída de tudo por uma disputa de terras. Espalhando o medo por onde passava entre as décadas de 1920 e 1930, Lampião liderou um grupo de homens que aterrorizou o interior do Nordeste cometendo crimes motivados por vingança, revolta e disputas de terras.
Por que atacar Mossoró?
Mossoró não era como os vilarejos e pequenas cidades que Lampião costumava atacar. Localizada no Oeste do Rio Grande do Norte, a cidade de Mossoró fica a 280 quilômetros de Natal. Com uma população acima de 20.000 habitantes e considerada como a principal cidade do interior do estado, Mossoró possuía agência do Banco do Brasil e importantes casas comerciais que distribuíam produtos por toda a zona oeste potiguar.
O ataque

Anteriormente, o cangaceiro escreveu ao prefeito de Mossoró, Rodolfo Fernandes, ameaçando invadi-la caso não fossem pagos quatrocentos contos de réis. Mesmo sendo alertado sobre o risco, Rodolfo Fernandes, que tornou-se símbolo da resistência civil ao cangaço, encaminhou bilhete endereçado ao próprio Lampião afirmando que os mossoroenses iriam resistir. Grande parte da população, em razão das experiências de outros vilarejos e cidades atacadas por Lampião, famosas na imprensa pernambucana pelo uso da violência, fugiu para Areia Branca, cidade litorânea distante 50km de Mossoró. Os que ficaram, esperaram silenciosamente Lampião e seus cangaceiros em diversos pontos da cidade.
Os cangaceiros encontraram uma trincheira montada em frente à Igreja de São Vicente, localizada no Centro de Mossoró. Eram pouco mais de 80 cangaceiros contra cerca de 200 mossoroenses. A cidade reagiu com uma resistência organizada e eficaz, o que forçou a retirada do grupo.
Antes deste ataque, o cangaceiro reinava de forma absoluta no interior do Nordeste. O fim do ataque é o começo de uma história que iria se espalhar por todo o Nordeste e marcar o início da queda do cangaço.
Referências
- https://www.todamateria.com.br/
- Marcílio Lima Falcão – BATISMO DE FOGO: IMPRENSA EMONUMENTALIZAÇÃO DA NARRATIVA SOBRE O ATAQUE DE LAMPIÃO A MOSSORÓ (1927-1931)
- https://br.bossanews.com/
- https://prefeiturademossoro.com.br/
- https://www.historiadomundo.com.br/
- https://www.infoescola.com/